SOBRE NÓS

Desde 1931

A simbolizar momentos e a eternizar emoções!

A Ourivesaria Plácido foi fundada por Maurício Augusto Plácido, a 15 de agosto de 1931 em Santo Tirso e desde então que faz parte do afeto da vida Tirsense.

Somos uma família que procura a satisfação dos nossos clientes, não só através da simpatia e carinho que damos a cada cliente, mas também da oferta existente na diversidade de joias, relógios e serviços.

Procuramos constantemente o melhor laço entre artigos de excelência, com um apoio que faça a mesma equidade. É garantido um serviço eficiente, sempre suportado por um serviço de apoio dedicado e experiência obtida ao longo dos anos.

Acompanhamos, testamos e descobrimos as melhores marcas do mercado português e internacional em joias e relojoaria, para ter a garantia do produto certo, na sua visita à Plácido! Centenas de marcas já passaram na Plácido, mas só entre mais de 1 centena que faz parte do selo Plácido, a aprovação e seleção exclusiva pela sua proximidade, carinho, qualidade, design e serviços de pós-venda.

Recebermos um cliente que comprou um relógio há 50 anos na nossa loja, e que continua a funcionar a 100%? Para nós é normal. Poderá ser para uma fazer uma revisão, reparação e/ou substituição de peças, galvanização e plaqueamento de caixas, mudar uma pilha, bracelete, vidro que arranhou, vidro partiu, etc.

Recebermos uma visita de um casal amigo para comprar as alianças para as bodas de prata, ouro ou diamante é raro! No entanto normal para a família Plácido. É com enorme alegria que vos recebemos e que fazemos parte dos vossos momentos.

Maurício Augusto Plácido

A nossa história começa em 1931...

INAUGURAÇÃO DA 1ª LOJA

Maurício Augusto Plácido, nascido a 24 de abril de 1892 e natural da freguesia da Sé (Porto) era relojoeiro na Relojoaria Rodrigues no Porto. Relojoeiro de profissão, casa-se com Maria da Conceição Neto, carinhosamente conhecida por Dª Mimi, nascida a 31 de dezembro de 1906, natural de Carvalhosa (Paços de Ferreira) e juntos fundaram a Relojoaria Plácido na Rua Sousa Trêpa em Santo Tirso, local onde permanece até aos dias de hoje.

1947

Esposa de Maurício Plácido assume a gestão

Maurício Augusto Plácido faleceu a 21 de dezembro de 1947. Consequente e por fazer já parte deste negócio desde sempre, no qual acompanhou lado a lado no negócio ao longo de 16 anos e com uma experiência inigualável no conhecimento de ourivesaria, fica Dª Mimi responsável pela relojoaria Plácido.

Na Foto Dª Mimi

1949

Dª Mimi e António Andrade

Mais tarde, Dª Mimi casa-se com António Andrade, filho do Sr. Rodrigo Andrade da Ourivesaria Andrade. Também relojoeiro, nasceu a 23 de outubro de 1907, natural de Santo Tirso.

1956

1ª Remodelação da Loja

Em 1956 dá-se a primeira remodelação, onde se acrescenta um andar ao edifício. Na parte da ourivesaria e relojoaria aumenta-se a montra pois esta era pequena, mudando também a fachada do edifício.

Na foto, Fátima Morais

1960

Afilhada Fátima Morais vai viver e trabalhar com os Padrinhos

Em 1960 António Andrade e Dª Mimi acolhem a sua afilhada de 4 anos. Após 8 anos, Fátima Morais, agora com 12 anos, que já vivia com os padrinhos, passa a trabalhar na loja Plácido.

INTERIOR DA 1ª LOJA - 1965

1970

A 2ª Geração da família no negócio

A 28 de Janeiro de 1970 faleceu a Dª Mimi. Cinco anos mais tarde, adoeceu e faleceu António Andrade a 3 de março de 1975.

Fátima Morais, mais conhecida como Fatinha, assume a gestão da Ourivesaria Plácido aos 18 anos de idade.

1975

2ª Remodelação da Loja

Em 1975 dá-se a segunda remodelação da loja com montra reforçada. Começa uma nova etapa da Ourivesaria Plácido, a seguir ao histórico, dia do 25 de Abril. Os anos áureos que se seguem para o comércio, com um poder de compra por parte dos clientes nacionais e um crescimento de clientes emigrantes.

1975

Fatinha e Jorge celebram o seu casamento

Fatinha casa com Jorge Gonçalves, nascido a 25 de janeiro de 1949, natural de S. Paio de Guimarei e este começa também a trabalhar na Ourivesaria Plácido. Deste matrimónio nasce Rui Gonçalves, a 11 de dezembro de 1978 e André Gonçalves, a 2 de julho de 1983.

1989

3ª Remodelação da Loja

Em 1989 realiza-se a terceira remodelação onde se alteram os materiais do interior da loja, nomeadamente o balcão e a fachada, com a colocação de granito.

2007

Inauguração a 2ª Loja Plácido

A 2 de Maio de 2007, e já a pensar na remodelação da sede, a Ourivesaria Plácido abre uma filial na Rua José Luís de Andrade com uma loja de tendência mais jovem e moderna.

2010

4ª Remodelação da 1ª Loja Plácido

Em 2010 é o ano da concretização desse sonho por parte de Dª Fátima e dos seus filhos que em janeiro desse mesmo ano iniciam as obras de modernização do edifício da Ourivesaria Plácido. A 3 de setembro de 2010 reabre com uma loja atual e sublime realizando assim o sonho de três gerações.

2020-2021

Nova loja online e OS 90 Anos

A 4 de Agosto de 2021 é inaugurada a loja online da Ourivesaria Plácido. Foi um ano de transformações! Ano da pandemia Covid-19, forçou uma procura crescente dos seus clientes e dos seus produtos través do meio digital. Começou a desenvolver-se a loja online oplacido.com.

Com o objetivo de comunicar de forma presente, esclarecimento de dúvidas, sugestões de presentes, partilha de histórias, informações e notícias úteis não só de caracter comercial acerca de joalharia, relojoaria, serviços, mas também tudo que está vinculado a estas áreas.

De forma a ajudar os nossos clientes, procuraremos ter disponíveis dicas sobre moda, dicas de noivado, casamentos, sugestões de ofertas para batizados, comunhões, nascimentos, ofertas tradicionais de pais para filhos, padrinhos, tios, avós, bisavós, namorados, para amigos, para crianças, bebés, professores, auxiliares, educadoras, etc.

No dia 15 de Agosto, 2021 comemoramos o nosso aniversário de 90 anos, onde hoje continuamos com a mesma morada, a mesma simpatia e dedicação!

Queremos estar presentes, sempre! Para isso contámos com as suas opiniões sobre tudo o que nos poderá ajudar para melhor continuarmos a recebê-lo online ou numa das nossas lojas!

2021

Estamos a progredir juntos!

O futuro prevê-se risonho com a continuidade da terceira geração.

Aguardamos a sua visita!


Gostaria de partilhar alguma recomendação connosco?

Faça-o através do seguinte: formulário de contacto